búfalos

001O búfalo é uma espécie originária da Ásia e África que se difundiu para praticamente todos os continentes, representando em 1998, segundo a FAO, um contingente de cerca de 164,3 milhões de animais, sendo cerca de 97% na Ásia, particularmente na Índia, China e Paquistão. Na Europa, os principais rebanhos são encontrados na Itália, Romênia e Bulgária, e nas Américas, o principal rebanho encontra-se no Brasil, com uma população de mais de 2 milhões de animais. Estima ainda a FAO uma taxa anual de crescimento (1980) de 5,4%.

O principal produto do búfalo é o leite, que em 1998 representava cerca de 10,5% de todos os tipos de leite explorados no mundo, sendo que na Índia, representa mais de 51% do leite produzido naquele país. É ainda explorado para a produção de carne (principal produto no Brasil), de couro, bem como para o trabalho (principalmente na Ásia) e ainda na produção de esterco.

No Brasil, é encontrad013o em praticamente todos os Estados, sendo criado tradicionalmente para o abate. O interesse na exploração de seu potencial leiteiro vem rapidamente se difundindo em diversas regiões do país, particularmente nas regiões Sul e Sudeste, e mais recentemente no Nordeste, onde já se observam inúmeros rebanhos sob exploração leiteira, confirmando a tendência atual de considerá-lo uma espécie de dupla aptidão. Um impulso decisivo na ampliação desta exploração reside no surgimento de laticínios que produzem exclusivamente derivados de leite de búfalas.

No 020Brasil, encontramos quatro raças: Carabao, Murrah, Jafarabadi e Mediterrâneo. As três primeiras originárias da Ásia e a última, da Itália.

Ainda nesta página apresentamos o comportamento produtivo e reprodutivo da espécie bubalina, aspectos de manejo e de exploração desta espécie, a partir das informações encontradas na literatura e de nossa experiência de cerca de 44 anos de criação, com observação de mais de 4.200 nascimentos na propriedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *