português   english



melhor visualizado a 600x800

Fazenda Paineiras da Ingaí
Búfalos Murrah Leiteiros
Wanderley e Otavio Bernardes

Registre sua visita Guestbook by GuestWorld Veja o livro de visitas
Comentários e sugestões para:
otavio@ingai.com.br

PicoSearch Pesquisa de termos neste site
Inscreva-se na lista de discussão sobre "Bufalos" digite abaixo seu e-mail e clique na figura ao lado

leia as mensagens postadas na lista de dicussão sobre bubalinocultura

Hosted by eGroups.com

Os búfalos 
reprodução
desenvolvimento
manejo
nutrição
leite de búfalas
queijos

Fazenda Paineiras 
histórico 
rebanho 
à venda
destaques
Dia de Campo - 2011

Referências
literatura 
links 
trabalhos

O búfalo é uma espécie originária da Ásia e África que se difundiu para praticamente todos os continentes, representando em 1998, segundo a FAO, um contingente de cerca de 164,3 milhões de animais, sendo cerca de 97% na Ásia, particularmente na Índia, China e Paquistão. Na Europa, os principais rebanhos são encontrados na Itália, Romênia e Bulgária, e nas Américas, o principal rebanho encontra-se no Brasil, com uma população de mais de 2 milhões de animais. Estima ainda a FAO uma taxa anual de crescimento (1980) de 5,4%.

O principal produto
do búfalo é o leite, que em 1998 representava cerca de 10,5% de todos os tipos de leite explorados no mundo, sendo que na Índia, representa mais de 51% do leite produzido naquele país. É ainda explorado para a produção de carne (principal produto no Brasil), de couro, bem como para o trabalho (principalmente na Ásia) e ainda na produção de esterco.

 
  No Brasil, é encontrado em praticamente todos os Estados, sendo criado tradicionalmente para o abate. O interesse na exploração de seu potencial leiteiro vem rapidamente se difundindo em diversas regiões do país, particularmente nas regiões Sul e Sudeste, e mais recentemente no Nordeste, onde já se observam inúmeros rebanhos sob exploração leiteira, confirmando a tendência atual de considerá-lo uma espécie de dupla aptidão. Um impulso decisivo na ampliação desta exploração reside no surgimento de laticínios que produzem exclusivamente derivados de leite de búfalas. No Brasil, encontramos quatro raças: Carabao, Murrah, Jafarabadi e Mediterrâneo. As três primeiras originárias da Ásia e a última, da Itália.

Ainda nesta página apresentamos o comportamento produtivo e reprodutivo da espécie bubalina, aspectos de manejo e de exploração desta espécie, a partir das informações encontradas na literatura e de nossa experiência de cerca de 28 anos de criação, com observação de mais de 2.800 nascimentos na propriedade.

Última atualização em 30/03/99